
10 frases que vão melhorar a comunicação no trabalho
A comunicação no trabalho tá tensa? Pode ser que as frases estejam soando um pouco secas e atravessadas hehe. Vamos resolver isso?
Ahh, a boa e velha comunicação. Com ela, nós podemos resolver tretas, alinhar expectativas e até pedir aquele favorzinho que, em um primeiro momento, parecia impossível.
Mas, em alguns casos — na maioria deles, diga-se de passagem —, a comunicação também é responsável por criar um caos tremendo de ruídos e confusão. Quem aí já não tentou ser gentil dando um conselho, e foi compreendido errado por um amigo ou colega de trabalho? 🤣
É… para todos que se relacionam com pessoas, é fato que a forma de falar e se expressar influencia em tudo; seja para engajar ou criar dores de cabeça.
Já batemos várias vezes aqui no blog sobre o importante papel que a comunicação no trabalho exerce sobre a cultura, os relacionamentos e até a produtividade do time. Mas hoje, não queremos trazer esse mesmo tema mais uma vez.
Queremos mostrar como algumas frases, ditas de um jeitinho diferente, podem transformar a forma com que os seus talentos se relacionam e engajam; e de quebra, ajudam a melhorar o ambiente corporativo.
Será que aí desse lado já rolou alguma delas?
Frases que vão melhorar a comunicação no trabalho
1- “Você fez errado” para “Vamos ver juntos como podemos melhorar isso?”
Sabe aquele momento que você percebe que o trabalho veio pela metade ou que deu ruim mesmo?
Naturalmente, a vontade é soltar aquele “isso aqui tá tudo errado!”. Só que, dependendo de como for dito — e geralmente não é de uma forma delicada —, essa frase vem como um chute no estômago (e no ego) da outra pessoa.
Trocar por uma versão mais leve, do tipo “vamos ver juntos como podemos melhorar isso?” vai mudar tudo, literalmente. Em vez da pessoa entrar no modo defensivo, com espada e escudo nas mãos, ela se sente compreendida e parte da resolução do problema.
2- “Não é minha função” para “Posso te ajudar com isso dessa vez…”
A pessoa até pode não ter intenção de ofender, mas dizer a famosa frase “não é minha função” cria aquele climão chato do tipo “tô te fazendo um favor”.
Que tal dar adeus ao tom crítico, usando um “posso te ajudar com isso dessa vez…”? Com ela, mostramos disposição em contribuir com o colega, mas sem abrir brecha pra virarmos o novo responsável oficial da tarefa.
3- “Você precisa melhorar isso” para “O que você acha que poderia ser diferente aqui?”
Dizer “você precisa melhorar isso” logo de cara é o mesmo que apontar o dedo sem nem perguntar o que rolou de contexto para aquele resultado.
Acredite, isso pode ser bem desmotivador para pessoa do outro lado — especialmente se ela se esforçou tanto para entregar a tarefa, ou se não entendeu direito o que precisava ser feito.
Ao trocarmos por “o que você acha que poderia ser diferente aqui?”, conseguimos levar o diálogo para terras mais amenas. A pessoa se sente mais à vontade para explicar o que aconteceu, porque o resultado acabou saindo daquele jeito e o que ela mesma pode fazer para entregar algo melhor.
4-“Você entendeu?” para “Faz sentido pra você?”
Essa aqui é sutil, mas poderosa. Quando perguntamos “você entendeu?”, a sensação que fica é que estamos testando a pessoa como se fosse uma prova de vestibular: se a pessoa disser que não, parece que fracassou e nada pode ser feito para consertar.
Agora, se usarmos o “Faz sentido pra você?”, podemos mudar completamente o jogo. Tiramos o peso do julgamento e colocamos o foco na clareza da explicação.
Essa aqui é bem legal de aplicar em reuniões, alinhamentos com os times ou até mesmo quando você ou um líder está explicando um processo novo.
5- “Você está atrasado” para “Tá tudo bem? Notei que você demorou um pouco hoje”
Clássico passivo-agressividade corporativa: a cobrança fantasiada de preocupação (mas que nem tentou disfarçar hehe).
Só que nem todo atraso é preguiça — às vezes tem algo maior por trás — e a pessoa pode estar com problemas sérios.
Então, que tal substituir para “Tá tudo bem?”. Assim você abre espaço pro diálogo e demonstra que existe preocupação sincera com a pessoa. Nesse papo, se tudo correr bem, ela pode explicar o que houve sem se sentir culpada. E de quebra, você ainda pode descobrir como ajudá-la.
6- “Falei isso no e-mail” para “Talvez não tenha ficado tão claro no e-mail, posso te explicar de outro jeito?”
Essa aqui é pra galera do atendimento e do comercial que não têm paciência para repetir a mesma coisa 5 vezes. A tentação de jogar um “tava no e-mail” é grande quando o cliente pergunta de novo e o prazo tá apertado, mas quase sempre vem acompanhada de ranço e cara feia 🤣
Por isso, vamos reverter um pouco as coisas — mesmo que lá no fundo você saiba que foi claríssimo.
Assumir que talvez a mensagem não tenha sido tão clara assim, para o cliente ou um colega de trabalho mesmo — vai tirar o peso do outro em ter que “provar que leu”. E desse modo, poderemos reassumir as rédeas e a responsabilidade pela comunicação, conduzindo o papo de forma mais amigável.
7- “Isso não vai dar certo” para “O que você acha que pode ser um risco nesse plano?”
Destruir uma ideia alheia logo de cara é a forma mais rápida de fazer “inimigos” e matar a criatividade de uma equipe. E quem quer isso? Ninguém!
Agora, convidar a pessoa a avaliar os riscos associados ao plano muda de figura: você estará estimulando o pensamento crítico dela, e ainda, mantém o espaço de construção para possíveis melhorias.
A ideia pode mudar — e provavelmente vai —, mas não ficará aquela sensação amarga de “joguei um balde de água fria em você”, sabe?
8- “Você sempre faz isso” para “Vamos entender o que tem acontecido ultimamente?”
Frases com “sempre” ou “nunca” são tipo generalizações em CAPS LOCK: injustas e super reativas. Elas geralmente bloqueiam o diálogo e criam um clima de ataque que pode fazer o ambiente entre dois colegas pegar fogo.
Trocar por “vamos entender o que tem acontecido ultimamente?” tira o peso da acusação e convida a pessoa pra uma análise reflexiva conjunta. Ela consegue refletir sobre os padrões de comportamento e pensar em soluções com você.
Essa aqui serve muito bem em conversas difíceis com colegas ou liderados, quando o objetivo é entender comportamentos repetitivos sem brigar.
9- “Isso é um problema seu” para “Como posso te apoiar pra resolver isso?”
Outra frase que grita um “se vira aí” é essa aqui. E, por mais que em alguns casos ela seja até justa, na prática é uma bomba que só desgasta relações.
Substituir talvez por essa, “como posso te apoiar?”, vai demonstrar maturidade profissional e pessoal. E ainda que a responsabilidade final seja mesmo da outra pessoa, você estará se posicionando como parceiro dela.
10- “Já tentamos isso antes e não funcionou” para “Legal essa ideia! Quer ver como podemos adaptar isso à nossa realidade?”
Essa é para os traumatizados de guerra corporativa. Já tentaram, tentaram, se deram mal, e agora vivem no modo “isso não vai dar certo nunca”.
Para quebrar esse bloqueio mental e emocional, vamos usar o “legal essa ideia!” para validar a iniciativa do outro, o que acha? De quebra, podemos também propor uma adaptação da ideia original para não descartar a proposta e sim ajustá-la pra algo viável.
Agora, diz para a gente: quais dessas mudanças você vai aplicar aí desse lado para melhorar a comunicação no trabalho? 💚
E ah, se gostou do conteúdo, já corre compartilhar com os outros colegas para eles também saberem, e aproveita para ler também o nosso artigo: 14 perguntas para aplicar em sua reunião one-one