Gestão de RH com resultados
Confira nosso Blog!

RH estratégico: como os dados podem ajudar?

RH estratégico: como os dados podem ajudar?

RH estratégico, que consegue garantir uma tomada de decisão quase instantânea? Só se o time estiver usando dados no RH e colocando o people analytics para rodar de verdade!

 

RHHH, você ainda enxerga o setor como engessado, que precisa passar longe de qualquer coisa ligada a dados ou tecnologia?

Se a resposta for sim… STOP, STOP, STOP!

Estamos na era dos dados, da tomada de decisão ágil, da inteligência estratégica, e não há tempo a perder: seu RH precisa surfar a onda para se tornar protagonista e colocar a empresa, ó, lá no topo.

Bora descobrir como fazer isso?

RH como protagonista: como os dados podem ajudar

Passou-se o tempo em que decisões eram baseadas em achismo ou puro feeling. Hoje, sabemos que quem tem acesso à informação — e sabe extrair o melhor delas — consegue tomar decisões que beneficiam de verdade os resultados e ambientes corporativos.

Sabe aquela previsão de um turnover em determinada área, que vai afetar todo o processo? Descobrir o tempo médio de fechamento de vaga para melhorar o desempenho do time de recrutamento? Ou até mesmo o quanto um programa de bem-estar está impactando o engajamento?

Pois então… hoje tudo isso pode ser respondido a partir de data — e detalhe, em uma velocidade tão absurda que permite que a empresa saia na frente antes de qualquer BO.

Quais dados podem tornar o RH estratégico?

Quando entramos no universo de data, somos recepcionados com uma série de termos, dashboards e diferentes tipos de dados para fundamentar nossa tomada de decisão.

Tem dado sobre gente, produtividade, comportamento, saúde mental, info que vem de pesquisas, sistemas de ponto, plataformas de clima, números puxados de BI, planilhas, CRMs… É tanta coisa rolando ao mesmo tempo que dá até aquele tique nervoso: por onde começo? O que vale a pena? Quando usar?

Calma. Respira. Você não precisa virar cientista de dados de uma hora pra outra. Dá pra ir no seu ritmo, testando, ajustando e entendendo o que realmente te ajuda a decidir melhor.

Maaaaaaas, como sabemos que o tempo é escasso e você tem pressa, resolvemos nos antecipar um pouquinho para trazer os dados que - segundo nosso time mestre - vão ajudar o seu RH sair daquele padrão engessado e virar o verdadeiro protagonista das decisões.

Por isso, já pega o bloquinho aí para anotar, ok?

1- Dados de turnover

Mostram a rotatividade dentro da empresa — quem saiu, quando, de onde e por quê. Esses dados vão nos ajudar a entender se estamos conseguindo reter os talentos ou se há sinais de desgaste em áreas específicas que precisam de socorro. 

2- Dados de performance

Reúnem informações sobre produtividade, metas atingidas, avaliações de desempenho e resultados individuais ou coletivos. Eles vão revelar para a gente onde estão os destaques do nosso time, quem precisa de apoio e como os colaboradores estão evoluindo. 

3- Dados de engajamento e clima

Vêm de pesquisas de clima organizacional, participação em ações internas e até conversas do dia a dia. Esses dados vão mostrar para nós como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho e o nível de conexão emocional com a nossa empresa. 

4- Dados de recrutamento e seleção

Incluem tudo que acontece durante o processo seletivo: tempo para fechar vagas, canais mais eficientes, etapas com mais desistências e perfil dos candidatos, etc… Eles vão ajudar o nosso RH a entender o que está funcionando (ou não) na hora de atrair novos talentos.

5- Dados de desenvolvimento

Mostram quem está participando dos treinamentos, quais temas estão sendo abordados e o impacto disso na performance e retenção de cada um. Spoiler: são dados importantes para pensarmos no crescimento das pessoas com estratégia.

Agora, como usar os dados no RH?

Depois de vermos quais dados usar, vem a parte prática: o que fazer com tudo isso para deixar o RH verdadeiramente estratégico

A gente também preparou um passo a passo para você e o seu time não passarem sufoco.

1- Dados de turnover

Vocês podem usar esses dados no RH para identificar padrões por área, cargo, gestor ou tempo de casa. Esses padrões podem ser: será que determinada equipe está sobrecarregada? Será que o plano de carreira não está claro em um setor?

Depois, podem transformar esse diagnóstico em ação: proponham ajustes de cultura com a liderança, melhorem os ritos de feedback ou revisem os pacotes de benefícios e planos de crescimento. E mais: usem esses dados em reuniões para mostrar onde o RH pode prevenir perdas de talentos.

2- Dados de performance

Montem dashboards que conectem desempenho com outras variáveis, como tempo de empresa, capacitações concluídas, mudanças de liderança ou metas anteriores. Isso vai mostrar o que influencia (positiva ou negativamente) a performance dos talentos.

Com base nesses insights, vocês podem propor mentorias personalizadas, apoiar líderes na gestão dos seus times, identificar talentos em ascensão e até definir o modelo de avaliação se ele não estiver refletindo a realidade.

3- Dados de engajamento e clima

Mapeiem áreas onde o engajamento caiu e investiguem: houve sobrecarga? Mudança de liderança? Falta de reconhecimento? 

Com esse diagnóstico, aprofundem o entendimento com escutas ativas, grupos focais ou reuniões 1:1 para entender o que está rolando por trás dos números. Usem esses dados para criar ações direcionadas como treinamentos de liderança empática, campanhas internas de valorização, ou até pequenas mudanças na rotina que tragam mais qualidade de vida e bem-estar.

4- Dados de recrutamento e seleção

Analisem quais canais trazem candidatos mais aderentes, onde as pessoas desistem no processo e o tempo total pra cada vaga. 

A partir disso, vocês podem otimizar as etapas de recrutamento e seleção, investir mais em canais que realmente trazem bons candidatos, ajustar descrições de vagas que não estão atraindo o perfil ideal e criar jornadas de atração mais fluidas e chamativas.

5- Dados de desenvolvimento

Monitorem a participação em treinamentos, os temas mais buscados, os feedbacks pós-capacitação e o impacto disso no desempenho das pessoas. Se quem passou por um curso de liderança, por exemplo, teve evolução clara nas metas ou no engajamento do time, é sinal de que esse investimento realmente funciona.

Com essas informações, montem trilhas de desenvolvimento personalizadas, identifiquem temas que geram mais impacto e engajamento, e alinhem as capacitações com os desafios reais da empresa. 

 

“Ééé, eu acho que realmente precisamos trabalhar com dados aqui no RH, mas ainda com toda a explicação acima, parece que lidar com eles é bem difícil…”

Olha, a gente super entende essa preocupação, e por isso, o nosso sistema, o YouRH, já conta com módulos e funcionalidades para simplificar o uso de data e trazer o people analytics pro RH de forma simples. 

A plataforma possui dashboards bem interativos e visuais para você chegar até os insights que precisa, trabalha com KPIs de gestão de pessoas para você medir o desempenho delas, permite a impressão de relatórios para acelerar suas decisões, e ainda assegura uma visão 360º sobre tudo e todos que passam por aí.

Quer testar na prática e ver como tudo funciona? Solicite aqui uma demonstração!
 

RH, você merece 
uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da YouRH: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar